sábado, 12 de janeiro de 2013

Dicas de Viagem: Preparativos - Parte 2

Olá glamourets!

No post de hoje, selecionamos algumas dicas que faltavam sobre preparativos de viagem! Fizemos um post com algumas dicas sobre este assunto (vejam aqui).
Hoje vamos falar um pouquinho sobre como levar dinheiro e outros cuidados que devem ser tomados!

Como pagar minhas despesas??
Um ponto super importante é escolher quais meios de pagamento irá usar durante a viagem, especialmente se estiver indo ao exterior.
Há várias formas de pagar suas despesas, e a escolha certa garante tranquilidade para a viagem, e muitas vezes, significa economia para o bolso. Quais opções:

Levar dinheiro em espécie 
Apesar dos meios eletrônicos de pagamento, muitos ainda preferem levar apenas dinheiro em espécie nas viagens. Eu, particularmente, não sou muito a favor, pois acho difícil de controlar os gastos, além de ser mais arriscado. Porém, sempre é necessário levar um pouco de dinheiro sim, para gastos como táxis, gorjetas entre outros. 
Vale lembrar, que é possível negociar com a agência de câmbio, o valor da moeda. Se a quantia comprada for mais alta, eles dão desconto. Vale juntar todos que irão viajar e tentar chorar aquele descontinho.
Sobre estas operações de câmbio, há a incidência do IOF de 0,38% sobre o valor da operação. Não tem como escapar...
Observe bem as notas que receber de troco para verificar se não são falsas.

Cartão de crédito
Cartões de crédito são aceitos, mas para isso devem ser internacionais. Converse com o seu gerente do banco, e habilite seu cartão com um limite adequado para sua viagem.
Outro cuidado a ser tomado, é ligar para a operadora do seu cartão e autorizar seu uso no país de destino, no período especificado. Não se esqueça de informar países onde for fazer escalas, para evitar transtornos. Solicite também, telefones internacionais, para que possa entrar em contato caso haja algum problema. Normalmente, nos próprios cartões têm esses números mas não custa confirmá-los.
Verifique também, se seu cartão oferece serviços de concierge ou seguro-viagem. Dependendo da modalidade, você poderá ter acesso a esses serviços gratuitamente. Uma facilidade e economia para o bolso.
O valor do dólar cobrado é estabelecido pelo banco com base nas cotações de dólar comercial e turismo, e varia conforme o banco. Nesta última viagem, o cartão que mais valeu a pena foi do Banco do Brasil que apresentou dólar com diferença de R$0,05 mais ou menos, em relação ao Santander e Itaú.
Por último, e não menos importante, suas compras não serão parceladas. Esta prática muito comum aqui no Brasil, não ocorre na maioria dos países.
Vale lembrar, que o IOF para cartões de crédito é mais alto: 6,38% sobre o valor da compra.

Cartão Pré-Pago
Esses cartões são uma ótima opção, pois você carrega antes a moeda que deseja, e paga também 0,38% de IOF.
Muitas casas de câmbio oferecem o dólar neste cartão com cotação um pouco (bem pouco) mais baixa que a troca por dinheiro em espécie.
A regra é a mesma, vale pechinchar e pedir desconto!
Porém, um ponto importante é observar a bandeira do cartão. Verifique se ela é bem aceita em seu país de destino.



Remédios
Uma pessoa precavida vale por duas. Não esqueça de levar seus remédios em sua viagem. Se tiver receita, leve-as. Nem sempre é fácil encontrar remédios em outros países, especialmente porque os laboratórios são outros, e consequentemente, suas fórmulas também.
Faça sua farmacinha com remédios para dores de cabeça, dor muscular, gripes e resfriados, enjôo. Claro que ninguém que ficar doente em viagem, mas se qualquer dorzinha aparecer, combata logo, para aproveitar mais seu passeio.


Eletrônicos
Em viagens, é comum levarmos coisas eletrônicas básicas como carregadores de bateria, secadores de cabelo e tudo mais. Caso este seja seu caso, não esqueça de levar adaptadores de tomada, se você tiver é claro.
Na última viagem eu levei o meu, e ele nos salvou, pois as tomadas dos hotéis eram diferentes, e precisávamos carregar 1001 baterias. Valeu muito a pena.


Meios de transporte
Verifique com antecedência como vai se locomover durante sua viagem. Vai alugar um carro? Veja se o país aceita a carteira de motorista brasileira ou se é necessário carteira internacional. Vai andar de metrô? Procure por cartões para a semana, que costumam ficar mais em conta.



Conheça o lugar antes de visitá-lo

Eu não sei vocês, mas para mim, uma das melhores partes de viajar, é fazer os roteiros. Conheça a história do lugar que visitará, consulte dicas de quem já foi, faça seus roteiros, busque  lugares e seus segredinhos. Não tenho dúvidas de que será uma experiência apaixonante, e fará com que você aproveite muito mais ao chegar em seu destino.
Porque o que vale a pena é aproveitar tudo que sua viagem poderá lhe oferecer!



Bom meninas, vocês perceberam que quando falamos em preparativos de viagem tem várias dicas que podem facilitar e muito seus dias de lazer.
Independente disso, o importante é curtir bastante seu destino, conhecer tudo que puder, e visitar cada local, como se fosse a última oportunidade que terá! 

Espero que tenham gostado das dicas!

Beijos,
Amanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente ai... Nós vamos adorar saber sua opinião!