terça-feira, 18 de setembro de 2012

Saúde Glamourets: Mitos e Verdades sobre Pilates

Olá glamourets, tudo bem? Como vocês sabem, ano passado aderi à prática do Pilates (veja o post aqui) e estou adorando! 
Desde que comecei, ao conversar com as pessoas, percebi que este assunto desperta muitas dúvidas quanto à sua finalidade, se é apenas um alongamento, se possui alguma associação com o RPG, e até mesmo quanto aos exercícios em si, se todos eles usam a bola, se são apenas exercícios de chão, entre outros...
Pensando nisso, sugerimos às fisioterapeutas do Studio Arte Pilates que nos esclarecessem algumas dúvidas sobre o método, e assim, fizemos esta seção de Mitos e Verdades sobre este assunto.
Confiram!



Pilates trabalha apenas com alongamento.
MITO - Os exercícios de Pilates trabalham tanto alongamento quanto fortalecimento dos grupos musculares.

Pilates emagrece.
MITO - O método é um tipo de exercício de baixo impacto e baixo gasto energético, não sendo suficiente para queima de gordura e perda de peso

Pilates enrijece a região abdominal.
VERDADE - A base do trabalho do Pilates é o fortalecimento do transverso abdominal para estabilizar o tronco e a coluna e, assim, evitar lesões durante os exercícios.

Pilates tem o mesmo efeito da musculação.
MITO - O Pilates trabalha vários grupos musculares ao mesmo tempo e profundamente, enquanto a musculação trabalha músculos mais superficiais e de forma isolada. O Pilates não promove a hipertrofia dos músculos.

Pilates pode ser praticado por todas as idades.
VERDADE - Os exercícios serão sempre adaptados à idade e ao condicionamento físico do aluno. As crianças podem fazer as aulas a partir de 8 anos, com um foco mais lúdico.

Tenho problemas de joelho ou coluna. Posso fazer Pilates?
DEPENDE - Antes se faz necessária uma avaliação minuciosa para verificar se a patologia não está aguda, bem como se determinadas articulações podem receber certos movimentos e, desta forma, adequar estes movimentos para o aluno de forma personalizada.

Pilates melhora a postura.
VERDADE - Por estimular os músculos profundos da coluna, os exercícios de Pilates auxiliam em uma nova consciência corporal.

A prática de Pilates reduz medidas.
VERDADE - O Pilates reorganiza a gordura corporal através do realinhamento da postura. Por isso há redução de medidas principalmente na região do abdômen.

E então meninas, conseguimos esclarecer algumas dúvidas sobre este método? Vocês têm outras perguntas sobre o Pilates? Então aproveitem e nos enviem suas questões através dos comentários, que entramos em contato com a equipe Arte Pilates e respondemos aqui no blog! 

Aproveitamos para agradecer à equipe Arte Pilates que contribuiu com esta seção de Mitos e Verdades.

Beijos,
Amanda


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente ai... Nós vamos adorar saber sua opinião!